A proximidade da mudança de estação traz com ela a infestação de cupins, bastante indesejado e conhecido por se alimentar de materiais como madeira, papel e tecidos. A revoada de cupins tem como período característico a primavera, estação que se inicia no próximo dia 22 de setembro. Mas essa notícia não é de tão ruim, isso porque neste período os cupins se aglomeram para o acasalamento e fica mais fácil de inibir sua proliferação.
Embora pequenos e aparentemente inofensivos, só quem já sofreu com uma infestação de cupim sabe quantos estragos ele pode trazer. Vistos com maior incidência em espaços arborizados, a contenção da infestação de cupim se faz necessária, especialmente quando eles aparecem em grande quantidade, como ocorre em tempos de revoada. Períodos mais quentes são propícios ao acasalamento e, por isso, é comum encontrar uma série de cupins voando, especialmente ao redor das lâmpadas. Esse é um sinal de alerta, pois a falta de cuidado pode favorecer que eles permaneçam e depredem objetos de madeira, bem como telas, tecidos e gesso.
Quando o ataque de uma revoada de cupim ocorre dentro das casas, a aparência de móveis e objetos de decoração podem ficar comprometidas. As consequências podem ser até mais sérias, como a perda de documentos importantes, já que o papel também é alvo destes insetos. Pensando além, os cupins podem também infestar ambientes comerciais. Se os danos domésticos já são ruins, os corporativos podem ter impactos ainda mais significativos. Um ambiente pouco apresentável pode interferir nas vendas ou na conquista de novos negócios. Para saber mais, a Solaris tem um artigo no blog falando justamente destes estragos provocados pelos cupins.
A grande preocupação com relação aos cupins deve se dar neste período de revoada, em que eles se proliferam e atacam. Porém, como mencionado no início do texto, o lado positivo de reconhecer esse momento é poder se preparar para agir com antecedência, evitando situações constrangedoras. Assim, para inibir a presença destes cupins e dispersar as infestações é recomendado recorrer ao serviço de descupinização.
Existe uma grande variedade de tipos de cupins, que afetam diferentes áreas, como os de madeira ou solo, cuja descupinização pode variar. Este é apenas um dos motivos que prova a importância de contar com empresas especializadas para realizar este serviço. Equipadas, elas oferecem a expertise de profissionais capacitados e devidamente treinados para inspecionar o local, identificando qual o tipo de cupim que está presente no ambiente e qual o tratamento mais adequado para se ter êxito. No texto “Descupinização: Entenda como funciona e quais as vantagens desse serviço”, é possível entender com mais detalhes como ela é realizada.
A Solaris é uma empresa especializada em controle de pragas urbanas e entre os serviços prestados está o de inibir a revoada de cupins. Entre em contato para saber mais.