Pragas urbanas podem parecer inofensivas às vezes, pelo seu tamanho, mas são responsáveis por incontáveis estragos a longo prazo. Cupins são um bom exemplo disso.
Embora, no começo, possam passar despercebidos, com o tempo, são capazes de causar danos irreparáveis em móveis e objetos. Somente uma descupinização bem-feita é capaz de solucionar este problema corretamente.
Cada tipo de praga requer um tratamento certo para eliminação completa. A descupinização é precisamente o método para identificar, controlar e exterminar a infestação de cupim em um ambiente. Saiba mais sobre este procedimento, a seguir.
A descupinização profissional segue algumas etapas para garantir a qualidade do serviço. A primeira é a avaliação da situação, desde a identificação da espécie presente, até onde está localizada.
Cada espécie tem um comportamento e, portanto, um tratamento adequado. Da mesma forma, encontrar todos os focos de cupim em um imóvel é fundamental para o controle integral.
Em seguida, a equipe determina qual abordagem e quantidade usar para exterminar os cupins com eficácia e sem danificar mais os objetos afetados. Com cautela e usando a devida proteção, os profissionais aplicam a produto.
Embora o efeito não seja imediato, a substância cobre a área ocupada pelos cupins e age progressivamente até que todos sejam eliminados.
Como já citado, existem várias técnicas usadas para exterminar cupins.
Tratamento focal aplica produto em pequenos furos, o que gera menos odor e evita possibilidade de danificar cor e textura do móvel. Barreira química é a técnica de pulverização com substâncias de baixa toxidade, usada em infestações abrangentes, espalhando-as em volta do móvel.
Método de iscas usa um veneno com características atrativas para o cupim, inserido no caminho que eles percorrem. Polvilhamento é a aplicação de um inseticida em pó onde eles se abrigam.
Existem mais, mas esses são os tipos mais comuns.
Descupinização é a única solução eficiente para lidar com cupins. Receitas caseiras não são efetivas, principalmente a longo prazo. As técnicas usadas são feitas para eliminar a praga atual e prevenir novos casos nos meses seguintes.
Além disso, cupins agem, muitas vezes, em pontos escondidos dos olhos despreparados. Mesmo que uma pessoa saiba que tem cupim em seu lar, dificilmente saberá identificar todos os pontos da infestação.
Assim, só é possível ter a eliminação íntegra desta praga com descupinização profissional.
Como a descupinização envolve produtos químicos, é indispensável ter certos cuidados ao contratar este serviço. Objetos de uso pessoal e alimentos devem ser bem protegidos com potes e plástico filme. Eletrodomésticos devem ser igualmente cobertos.
Independente da toxicidade do produto usado, é aconselhado que o local fique vazio e arejado por pelo menos 6 horas.
Pessoas com saúde debilitada, crianças, grávidas e animais devem passar ao menos 12 horas afastados. É o tempo mínimo para a substância se dispersar para não trazer nenhum problema.
Por fim, sempre siga as instruções dos profissionais contratados.
A descupinização só é completa e segura quando realizada com empresas sérias. Apenas empresas que possuem os certificados e expertise para manusear os produtos químicos são capazes de garantir um bom resultado do processo.
Contratar o serviço sem verificar a competência do negócio pode trazer consequências tanto para o efeito do procedimento, quanto para a saúde humana.
Conclui-se, desta maneira, que a descupinização é um serviço indispensável para eliminar infestações de cupins. Como tal, deve ser sempre requisitada ajuda profissional ao menor sinal de presença desta praga em um imóvel.