Embora camundongos domésticos sejam fofos e considerados animais de estimação, os ratos e camundongos selvagens são visitas indesejadas em qualquer local. Transmissores de mais de 35 doenças como a salmonelose, peste bubônica, tifo, hantavirose, leptospirose e toxoplasmose, os ratos usam o esgoto, bueiros e enchentes para chegar a empresas e residências atrás de abrigo, água e alimentos.
Além das diversas doenças transmitidas por ratos, estes roedores causam outros problemas. Em propriedades rurais, além de roerem os sacos com grãos, depositam fezes, urina e pelos nos grãos e em outros produtos, tornando-os impróprios para o consumo humano e animal. Nas indústrias, os estragos causados por esses roedores nas fiações elétricas têm causado incêndios e grandes prejuízos. Ratos ainda podem roer chumbo, alumínio, cimento, tijolo e plástico.
Diante de tantos problemas, muitas pessoas ainda não sabem como identificar a presença de ratos. Porém essa não é uma tarefa complicada, ratos costumam deixar sinais da sua presença. Objetos e alimentos roídos, fezes pequenas e escuras nos cantos ou dentro de armários, além de que nas residências com pets, gatos e cachorros costumam ficar agitados durante a noite com a presença dos roedores.
Para manter os ratos distantes há diversas ações que podem ser tomadas, como: não deixar lixos e ralos destampados, manter alimentos em embalagens fechadas, lavar potes de ração e retirar os restos, evitar o acúmulo de caixas vazias e outros itens sem utilidade, limpar telhados e áreas externas com frequência, identificar possíveis locais de entrada para roedores, entre outras.
A presença de ratos em casa não é só um incômodo, mas um risco à saúde de sua família. Não saber como resolver o problema? Conte com uma empresa especialista como a Solaris, o nosso serviço de desratização é realizado por profissionais especializados e tem como objetivo localizar os possíveis focos de infestação de ratos, além de removê-los do local com segurança.