Os meses quentes são bastante característicos da revoada de cupins. Para ajudar nossos clientes a combater esse incômodo, a Solaris traz no artigo de hoje cinco dicas práticas de como eliminar esse tipo de inseto que traz grandes preocupações e estragos. Leia até o final e garanta um espaço para conviver com tranquilidade.
Como sabemos, os cupins buscam a luz, pois elas são as responsáveis por orientá-los para sua reprodução. Por isso, são muito comuns no fim da tarde, quando a luz natural começa a cessar e a artificial, de dentro das casas, a ser acesa. Para prevenir que eles invadam as casas e então comece um grande incômodo, nossa primeira recomendação é colocar telas nas portas e janelas.
Elas não atrapalham a incidência de luz natural nem a ventilação no interior do imóvel. As telas ajudam, inclusive, a barrar a entrada de outros insetos, como as moscas e mosquitos. Assim, elas são exploradas justamente para evitar que os insetos tomem conta e não seja possível controlar.
Um dos materiais cobiçados pelos cupins é a madeira. Justamente por isso, as construções enfrentam um grande problema com eles. Se este é o seu caso, temos um artigo falando especificamente disso, denominado “Controle de cupins na pré-construção garante obra mais segura e rápida”.
Mas independentemente das obras, em muitas casas há madeira nos móveis, acessórios e até no chão. Por isso, a recomendação é optar por madeiras mais resistentes aos ataques dos cupins. Embora o principal objetivo seja eliminá-los, é bom ter um plano B caso não seja possível contê-los com rapidez. Com as madeiras reforçadas, os estragos serão menores.
Ainda falando sobre a madeira, outra forma de fazer com que o material se torne mais resistente ao ataque dos cupins é envernizá-lo. Além do combate aos estragos que o cupim pode causar, o verniz traz outros benefícios como a absorção da umidade, o que aumenta a vida útil da peça.
O acúmulo de coisas, especialmente de madeira e papel, pode ser prejudicial. Caixas, móveis velhos, livros ou papéis antigos geralmente ficam em cantos que são raramente limpos. A grande verdade é que eles ficam esquecidos, mas são um grande alvo para os cupins. Evitar esse acúmulo é eliminar mais uma possibilidade para os insetos se hospedarem em sua residência.
Mesmo com todos os cuidados acima, casos de infestações não são controlados de forma simples. Eles precisam de produtos químicos e específicos para deter os cupins. O serviço de descupinização controla insetos xilófagos, ou seja, que consome celulose presente em papéis, móveis e madeiras. Nestes casos, a recomendação é acionar empresas especializadas nesse tipo de serviço, como a Solaris. Para solicitar um orçamento, entre em contato!