Você com certeza sabe que a água presente em residências, restaurantes e empresas antes de ser utilizada é armazenada no reservatório hídrico de cada local, certo. Mas já parou para pensar como está essa água? Ou qual foi a última vez que esse reservatório foi limpo? Para lembrar você sobre a importância de se atentar à limpeza da caixa d’água, a especialista em controle de pragas urbanas Solaris preparou esse artigo especial. Leia até o fim e agende a visita de um técnico!
Com o passar do tempo, o reservatório hídrico vai acumulando sujeiras e elas podem vir a causar mau cheiro, entupir a tubulação ou deteriorar o recipiente. Além disso, o uso de água contaminada está associado ao surgimento de diversas doenças.
Por isso, a caixa d’água das residências, empresas e outros locais que utilizam esse equipamento precisa ser higienizada para evitar a contaminação e surgimento de bactérias que afetam a saúde das pessoas. Esse é um procedimento que também previne imprevistos com encanamentos entupidos, mas precisa sempre ser realizado por quem realmente entende do assunto.
O período mínimo recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a cada 6 meses. Porém, isso depende da intensidade do uso. Caso a água seja utilizada em grande quantidade, todos os dias, pode ser necessário realizar o serviço em intervalos ainda menores.
Além da limpeza para evitar o consumo de água suja, é durante a manutenção que se observa possíveis rachaduras, infiltrações e vazamentos. Eles podem comprometer a qualidade da água e, por isso, precisam ser avaliados constantemente.
ATENÇÃO: sem tampa, os reservatórios hídricos tornam-se possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ou seja, tampar a caixa d’água é extremamente importante.
Uma empresa especializada é a mais indicada para realizar a limpeza das caixas d’água, pois a simples limpeza caseira não é o bastante para completar a desinfecção do equipamento. Os profissionais da Solaris estão sempre a postos para colocar em prática sua expertise e ajudar você nessa missão.
O procedimento de limpeza da caixa d’água consiste em três etapas. Primeiro, há o esvaziamento dos reservatórios hídricos. Em seguida, a equipe realiza o enxágue e a desinfecção das bactérias com materiais específicos. E por último, ocorre a reposição de água potável no recipiente.
Ficou interessado? Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e solicite um orçamento!