A menos que você tenha um rato de estimação, provavelmente não quer um em sua casa. A maioria das pessoas sabe que os ratos são portadores de uma série de doenças que podem transmitir aos humanos – algumas são até mortais. Se isso não for ruim o suficiente, os ratos têm dentes monofiodontes que continuam a crescer. Não é incomum que os ratos mastiguem metal macio, fiação elétrica e muito mais. Com o desejo de mastigar e triturar os dentes, não é surpresa que possam causar sérios danos a uma casa e ao seus pertences. Eles podem até arruinar automóveis mastigando a fiação do motor.
Porque os ratos são um problema nos meses de verão
Muitas pessoas acreditam que sua casa corre maior risco de invasão de ratos durante os meses de inverno, quando procuram abrigo do frio e quando a comida ao ar livre pode ser escassa. A verdade é que o clima mais quente e as altas temperaturas levarão os ratos em busca de um lugar mais confortável para se proteger.
Os ratos também podem ter problemas para encontrar comida e água suficientes ao ar livre durante os meses quentes e secos. Tudo isso pode ser convenientemente encontrado em uma casa. Uma vez lá dentro, os ratos não só podem destruir coisas em sua casa, mas também podem facilmente entrar na maioria das embalagens de alimentos e contaminar sua comida.
Como os ratos entram em uma casa?
Como os ratos são noturnos, eles passarão as noites verificando sua casa em busca de possíveis aberturas. Sabe-se que os ratos se espremem em áreas muito pequenas devido aos seus corpos longos e cilíndricos. Ratos menores podem se espremer por um buraco do tamanho de um quarto ou menos. Basta uma abertura grande o suficiente para um rato entrar. Pequenas rachaduras, buracos ou lacunas em sua casa são muito convidativas para os ratos. Eles conseguem acessar a casa por buracos no teto, entradas de ventilação, frestas nas janelas e buracos nas paredes ou estrutura.
Se você tem um rato em casa, provavelmente tem vários.
Sabe-se que os ratos viajam em bandos e raramente vivem sozinhos. Os ratos são criaturas muito inteligentes e também muito sociais entre si. Sua capacidade de se reproduzir rapidamente pode levar a uma infestação de ratos em um período alarmantemente curto. Em apenas um ano, um rato macho e uma fêmea podem se transformar em 2.000 ratos. À medida que a infestação de ratos cresce, sua capacidade de controlá-los torna-se muito mais assustadora.
Como proteger a casa dos ratos?
Você pode ajudar a manter os ratos do lado de fora fazendo uma inspeção completa do exterior de sua casa. Verifique se há rachaduras nas paredes e na fundação. Qualquer pequena rachadura deve ser fechada. Além do cuidado com lixos e resto de alimentos.
Os topos dos telhados são uma área importante a ser verificada, pois a maioria das variedades de ratos são ótimos escaladores – daí o nome rato de telhado (Rattus rattus). Ratos de telhado (também conhecidos como ratos pretos) são conhecidos por se abrigar na região superior de casas e outros edifícios. Eles podem facilmente entrar em rachaduras em seu telhado e também podem encontrar seu caminho através de cruzamentos de esquina. Verifique se há rachaduras no telhado e certifique-se de que todas as telhas estão em boas condições.
Outra maneira óbvia de proteger sua casa é mantê-los fora de sua propriedade, para não terem a chance de entrar em sua casa. Algumas pessoas acham que localizar um rato do lado de fora não é grande coisa, mas qualquer rato em sua propriedade pode encontrar uma maneira de entrar em algum momento.
Existem muitos métodos usados para controlar ratos, sendo o mais comum o veneno de rato (raticidas). O uso de qualquer veneno apresenta riscos para animais de estimação, crianças e outros animais selvagens. As armadilhas instantâneas também são comuns porque são uma opção relativamente barata, mas muitas vezes não matam um rato imediatamente e podem levar a um sofrimento cruel para o rato.
A melhor opção para o controle dos ratos é a contratação de empresa especializada no procedimento de desratização. A identificação da infestação é feita através da observação de vestígios da presença desses animais, por exemplo, a presença de fezes, alimentos e objetos roídos, entre outros. O serviço de desratização é realizado por profissionais especializados e visa localizar os possíveis focos de infestação de ratos, além de removê-los com segurança.
Resumindo, a melhor maneira de proteger sua casa dos ratos no verão – ou em qualquer época do ano – é resolver a qualquer sinal de aparecimento. A Solaris oferece o serviço de desratização, garantindo sua remoção com segurança, além da aplicação de métodos que poderão manter sua casa mais segura. Solicite um orçamento.