logo_1logo_1logo_1logo_1
  • Sobre nós
  • Serviços
    • Dedetização de Abelhas e Vespas
    • Dedetização e Controle de pragas
    • Dedetização de Cupins (Descupinização)
    • Dedetização de Insetos (Desinsetização)
    • Dedetização de Ratos (Desratização)
    • Dedetização de Escorpiões e aranhas
    • Dedetização e Controle de Pombos – Pigeons out
    • Dedetização de Pulgas e carrapatos
    • Limpeza de caixa d’água
    • Limpeza de reservat￳órios hídricos
    • Limpeza de forros e lajes
    • Pet Care
    • Sanitização
  • Blog
  • Segmentos
    • Dedetização Empresarial
    • Dedetização Residencial
    • Dedetização Condominial
  • Contato
    • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
  • Fale pelo WhatsApp
QUANTO CUSTA?
✕

Lesmas em jardins: chuva é ideal para o crescimento da praga

Published by solaris at 13/03/2020
Categorias
  • Blog
  • Desinsetização
Tags

Dentre as várias espécies de pragas domésticas, as lesmas em jardins talvez sejam as mais temidas pela maioria das pessoas. E isso não se dá exclusivamente pela aparência repugnante das lesmas.

As lesmas em jardins possuem um enorme potencial para disseminação de parasitas e doenças graves, tanto para humanos quanto para animais domésticos, além de serem responsáveis pela destruição de plantas e hortas, tamanha sua rapidez de reprodução, especialmente em ambientes úmidos e em períodos de chuvas.

Os perigos que lesmas e outros moluscos oferecem à saúde


As lesmas, os caramujos e os caracóis são moluscos presentes em todo o Brasil, e embora possuam diferenças físicas aparentes, como a presença de concha, têm em comum a capacidade de portar bactérias, parasitas e até mesmo vírus.

Abaixo, algumas doenças transmitidas por lesmas e caramujos:

  • Angiostrongilíase meningoencefálica humana;
  • Angiostrongilíase abdominal;
  • Esquistossomose;
  • Fasciolose.

Seu corpo produz muco e carece de umidade para se estabilizar, por isso é observado o aumento de lesmas em jardins em períodos de chuva. Além disso, as lesmas em jardins são sensíveis à luz e ao calor, característica que torna difícil encontrá-las durante o dia.

Justamente por se alimentarem durante a noite é que o estrago causado pelas lesmas em jardins pode acabar sendo notado tarde demais, isto é, quando grandes porções de plantas e hortaliças já foram devoradas por essa praga.

Onde as lesmas em jardins se escondem

Quanto mais escuro e úmido o local, melhor para as lesmas e caramujos. Por isso, as lesmas em jardins escondem-se em vasos, entre as sombras de grandes folhas de plantas ou próximas a fontes de água, o que torna difícil sua localização.

Neste ponto é importante frisar que, mesmo que seja identificada uma lesma ou um caramujo no jardim, é preciso tomar muito cuidado para descartar o animal, pois não se deve tocá-lo com as mãos desprotegidas, pois o mero o contato da pele humana com lesmas pode fazer com que a pessoa contraia alguma doença ou parasita.

Por esta razão, é sempre indicado que se busque a ajuda de profissionais para o extermínio de lesmas em jardins, assegurando a proteção de moradores e de outros seres vivos, ao passo que as pragas são eliminadas por completo.

A Solaris é uma empresa que conta com mais de dez mil clientes atendidos ao longo de quase duas décadas de serviços prestados em controle de pragas em domicílios e endereços comerciais. Esta grande experiência aliada às melhores práticas ambientais e organizacionais tornam a Solaris uma empresa amiga do meio ambiente, algo reconhecido pelas principais associações públicas e privadas em seu segmento.

Compartilhe
solaris
solaris
Especialista em controle de pragas com vasta experiência no setor, estamos comprometidos em fornecer informações precisas e soluções práticas para lidar com os desafios relacionados às pragas urbanas.

Posts Relacionados

normas sanitárias
03/04/2025

Controle de pragas ajuda restaurantes a cumprirem normas de vigilância sanitária


Leia Mais
A infestação de pragas em áreas urbanas
28/02/2025

Como identificar sinais de infestação de pragas em áreas urbanas


Leia Mais
Controle de pragas
06/02/2025

Produtos sustentáveis beneficiam controle de pragas em ambientes residenciais e comerciais


Leia Mais
controle de pragas
05/11/2024

Hospitais e ambientes de saúde aumentam atenção para controle de pragas


Leia Mais
infestações de pragas na indústria alimentícia
21/10/2024

Prevenção adequada evita impactos de infestações de pragas na indústria alimentícia


Leia Mais
Limpeza regular de reservatorios assume importancia na prevencao de doencas
29/08/2024

Limpeza regular de reservatórios assume importância na prevenção de doenças


Leia Mais

Av. São Paulo, 346 - Jardim do Alvinopolis - Atibaia/SP

(11) 3402-3107

(11) 4411-1191

(11) 98570-0206

(11) 95895-8000

(11) 97614-5737 (Plantão 24h)

[email protected]

[email protected]

Área de atuação

Atendemos nas cidades de Atibaia, Bragança Paulista (toda região bragantina), Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem, Extrema e Sul de Minas Gerais, Itatiba, Jarinú, Jundiaí, Várzea Paulista e Mairiporã.


CNPJ: 05.813.545/0001-30
APRAG / CRQ-V / CRMV-SP / IBAMA


Responsável técnica: Priscilla Duque e Almeida

Médica Veterinária Sanitarista - CRMV 13175

© 2026 Solaris | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Go Biz - Marketing Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
    QUANTO CUSTA?