Há confirmação de 2 casos de febre maculosa na cidade de Atibaia-SP, as vítimas residem no bairro da Usina, zona rural. Sendo confirmado o a morte de uma mulher de 35 anos e a contaminação do um homem de 48 anos que se recupera em casa.
A prefeitura iniciou nesta semana ações de prevenção e orientação no bairro, com visitas da vigilância sanitária em escolas, empresas e comércios.
Segundo Graziele Bortollini, Secretária da Saúde de Atibaia, “neste momento as ações é a conscientização dos comerciantes para poder garantir a vigilância de que se há a fixação dessas placas e em segundo momento é a orientação dos trabalhadores rurais, terceiro momento é capacitação dos trabalhadores de saúde como médicos e enfermeiros de unidades básicas e pronto socorro, para identificação e tratamento.”
A Febre Maculosa é uma infecção transmitida pela picada do carrapato estrela infectado por uma bactéria, geralmente ele se hospeda em animais de grande porte como cavalos, bois e capivaras.
O alerta da Secretaria da Saúde nesse momento se direciona principalmente para moradores e pessoas que frequentam constantemente áreas de pastagem, mato alto ou as chamadas áreas úmidas, como beira de represas, rios e lagos.
“Ao visitar, ou frequentar essas áreas é importante o uso de botas, sapato fechado, calças compridas e blusas longas. E após frequentar fazer o exame geral do seu corpo, identificar se não houve nenhum carrapato alojado” reforça a Secretária da Saúde Graziele.
O cuidado com as residências, áreas comerciais, equipamentos e higienização dos animais também se faz necessário, seja na área rural ou urbana, para um melhor controle de qualquer ameaça.
O médico infectologista Murilo Etchebehere diz que ao sinal de algum sintoma é preciso procurar o pronto atendimento: “A pessoa pode apresentar manchas, petéquias em todo o corpo inclusive palma da mão, planta do pé e aliado a isso febre alta, dores no corpo e desconforto geral, esses sintomas podem demorar de 2 a 14 dias para se manifestar no organismo depois da picada do carrapato, geralmente manifestando em até 1 semana após o contato.”
Ainda aconselha, no caso de demora na busca por atendimento as chances de evolução da doença são grandes “as 72 horas após a manifestação dos sintomas são essenciais para o não comprometimento total das funções do organismo como função renal, pulmonar e cardíaca, por isso a necessidade de procurar o hospital com urgência”.
Segundo a médica veterinária, Priscilla Duque e Almeida, também como medida preventiva, os animais pets devem ser tratados com produtos ectoparasitários de forma constante. Residências e estabelecimentos comerciais devem realizar controle de pragas profissional de forma frequente evitando a presença de carrapatos nos ambientes.
“São esses carrapatos nos ambientes que infestam os animais e podem também infectar os humanos, transmitindo assim a bactéria causadora da Febre Maculosa”.
Faça o seu orçamento e fique mais tranquilo e seguro.