Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças no mundo estão ligadas, direta ou indiretamente, à qualidade da água, através da ingestão direta dessa água contaminada, de alimentos que foram lavados com ela ou, simplesmente, pelo contato da pele com a água.
A qualidade da água brasileira é alta, porém, o caminho que ela percorre, da estação de tratamento até sua casa ou empresa, é muito extenso e, normalmente, é feito através de tubulações antigas. Por essa razão, a água pode levar, até sua caixa d’água, sujeiras que prejudicam nossa saúde. Além disso, com o tempo, o próprio reservatório pode liberar pequenos resíduos que acabam contaminando a água.
A falta de higienização da caixa d’água também pode ocasionar uma série de problemas, como entupimentos e o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde. É importante, também, manter o reservatório bem fechado, a fim de impedir que ratos, baratas e outros bichos entrem em contato com a água, transmitindo doenças, como diarreia e hepatite, além de evitar que sirvam como criadouro de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Entretanto, apesar dos riscos, a limpeza das caixas d’água costuma ser esquecida. Muitas pessoas só se lembram de seus reservatórios quando a água acaba ou quando esta começa a sair com coloração estranha ou cheiro ruim. Porém, higienizar a caixa d’água frequentemente é uma medida necessária para que a água permaneça apropriada para o uso.
A periodicidade mínima recomendada para a limpeza das caixas d’água é a cada 6 meses, porém, essa limpeza não é algo tão simples de ser realizada, pois, caso seja feita de maneira inapropriada, pode ter o feito contrário e contaminar a água. A Solaris conta com profissionais qualificados e capacitados a realizar a limpeza da caixa d’água dentro das normas de segurança, com materiais adequados que não danificam a estrutura interna do reservatório e sem desperdício de água.
Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento!