08 dez

Quais os prejuízos que as formigas podem causar?

As formigas fazem parte de um dos grupos de insetos mais abundantes do planeta e possuem funções ecológicas importantes no controle do meio ambiente. Entretanto, a infestação de algumas espécies pode gerar desequilíbrio ambiental e causar diversos prejuízos.

As formigas podem causar danos a estoques de alimentos, sobretudo quando começam a se reproduzir e se multiplicar. Também podem danificar estruturas, equipamentos e eletrodomésticos, dependendo de onde criam seus ninhos.

Os riscos para os seres humanos vão desde picadas, que podem ser bastante dolorosas, até a transmissão de doenças graves. A rota que as formigas fazem em busca de comida incluem lugares extremamente sujos e com alto índice de contaminação. Elas carregam bactérias, fungos e vírus nas patas e passam a ser veículos de diversos agentes causadores de doenças. Portanto, consumir alimentos que tiveram contato com formigas pode ser perigoso.

Uma infestação de formigas pode, rapidamente, se tornar um problema sério, visto que estes insetos são altamente adaptáveis para se defender, além de se reproduzirem com velocidade. Como acontece na maioria das infestações, o sinal mais óbvio é o avistamento delas. A presença de muitas formigas visíveis é um sinal claro de infestação, visto que apenas uma pequena parte delas fica fora do ninho.

Você pode tomar algumas atitudes simples para reduzir os riscos de infestação. Como a maioria das pragas, as formigas estão em busca de alimento. Dificultar o acesso delas ajuda bastante no combate. Certifique- se de armazenar bem os alimentos – sobretudo doces – e de manter as lixeiras sempre fechadas. Se tiver animais de estimação é preciso ficar atento aos potes de ração. O que não for comido atrairá formigas.

Apesar de todos os cuidados que podemos ter, ainda assim é possível ocorrer uma infestação de formigas. Nesses casos, contar com um auxílio profissional pode resolver o problema. Um profissional treinado, como os da Solaris, irá identificar a fonte e indicar as melhores soluções para proteger sua propriedade.

08

RELATED POSTS

DEIXE SEU COMENTÁRIO