Dúvidas Frequentes

As dúvidas mais comuns

Baixo temos as dúvidas mais comuns sobre nossos serviços

Caso não tenha encontrado a resposta entre em contato conosco
Após a aplicação quanto tempo depois posso voltar para casa?

Após 4 horas em condições normais. Em locais que existirem crianças abaixo de 2 anos, idosos acima de 65 anos e animais de estimação, é necessária uma ausência de pessoas por 8 horas. Algumas raças de cachorros são mais sensíveis aos produtos químicos e orientamos que estes permaneçam fora das casas tratadas durante 48 horas.

Quanto tempo após a aplicação podemos limpar a casa?

Ao retornar a casa após 4 horas do termino do serviço é indicado limpar o local passando um pano úmido somente com água (sem produto químico) por toda a casa, após 48 horas o local já pode ser limpo normalmente utilizando detergente, sabão ou qualquer outro produto.

Para fazer a desinsetização é necessário sair do local?

Quando realizamos um serviço de pulverização é necessária uma ausência de pessoas por um período mínimo de 4 horas. Quando aplicamos géis – baraticida ou formicida – não é necessária a ausência de pessoas dos locais. Na desratização e na limpeza de caixas d´água não é necessária a ausência de pessoas.

Os animais precisam sair de casa?

Sim, os animais precisam ficar fora de casa por um período de no mínimo 8 horas, sendo que antes de retornarem o local já devera estar limpo com um pano úmido. Algumas raças de cachorros são mais sensíveis aos produtos químicos e orientamos que estes permaneçam fora das casas tratadas durante 48 horas.

Como devemos fazer com os alimentos na casa no dia da dedetização?

Não deixar alimentos e utensílios de cozinha expostos, guardá-los em sacos plásticos, armários ou geladeira.

Quais informações são importantes no momento de contratar uma empresa de controle de pragas?

  • Verifique se a empresa é associada da APRAG (Associação dos controladores de vetores e pragas urbanas);
  • Verifique se a empresa possui alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária;
  • Verifique se a empresa utiliza produtos devidamente registrados no Ministério da Saúde;
  • Verifique se todos os funcionários da empresa são devidamente registrados;
  • Verifique se a empresa obriga seus funcionários a utilizarem o EPI (equipamento de proteção individual);
  • Exija a presença do responsável técnico na empresa. Isso facilita o esclarecimento de dúvidas e garante a qualidade dos serviços.

De quanto em quanto tempo é preciso fazer a manutenção do serviço?

Desinsetização, desratização, limpeza de caixa d’água aconselhamos a contratação a cada 06 meses, período no qual serão realizadas visitas intermediárias para o controle adequado na infestação. Descupinização, controle de pombos ou morcegos assistência técnica de 12 meses.

Quanto tempo o roedor leva para morrer após ingerir o raticida?

Um roedor após o consumo de raticidas anticoagulantes registrados no ministério da saúde morrerá em até 48 horas. Após a desratização é comum a observação de roedores circulando em horários incomuns (como no período da manhã) ou aparentando estarem letárgicos (lentos e parados).

Como eu sei quando estou com um local infestado?

Baratas e roedores tem hábitos noturnos, o primeiro sinal de que o local está infestado é a presença dos mesmos durante o dia circulando normalmente ou a presença de fezes, produtos roídos ou papéis picados (fazem a cama).

Porque não devo utilizar os conhecidos “chumbinhos” para matar os roedores?

O chumbinho é responsável por milhares de envenenamentos e mortes de pessoas e de animais domésticos, além da contaminação do solo, de alimentos, rios e lençóis freáticos. Um único grama do veneno pode matar uma pessoa de até 60 quilos em meia hora.

Caso meu animal de estimação se intoxique o que devo fazer?

Procure um médico veterinário e leve junto o documento de execução do serviço onde estejam descritos os nomes dos produtos utilizados e os registros no ministério da saúde. Caso tenha contratado a Solaris – entre em contato com nossa médica veterinária – Dra. Priscilla Duque e Almeida – Tel: 11-8570-0206.

Mesmo após feito a desinsetização, percebo que as baratas e formigas continuam aparecendo. É normal? Deve ser porque a aplicação não foi bem sucedida?

É normal, o processo de desinfestação é lento, a pulverização atinge apenas uma parte da população o restante, temos que fazer o acompanhamento com aplicações de gel baraticida ou formicida. Por essa razão é importante o acompanhamento dos locais em um processo que possua assistência técnica.

Qual a importância de se fazer um controle de pragas urbanas?

A presença de pragas nos locais traz desconforto, doenças e prejuízos materiais. O controle de pragas periódico restabelece o local à sua normalidade, deixando que as pessoas desfrutem de todos os benefícios dos locais ou que empresas trabalhem de forma segura e produtiva.

A limpeza de reservatórios hídricos (caixas d’águas) é obrigatória para residências?

Não, mas a CETESB indica que as higienizações deverão ser realizadas a cada 6 meses devido à deposição de sujidades no fundo das caixas. Essas sujidades podem servir de alimento para microrganismos patogênicos que se desenvolvem causando a contaminação da água estocada.

E caso de intoxicação por produto químico, como devo me proceder?

Procure um médico e leve junto o documento de execução do serviço onde está descrito o nome dos produtos utilizados ou a embalagem do produto do qual você desconfia ter causado a intoxicação.

Em relação aos animais. Existe algum cuidado específico no retorno ao local?

Antes de retornar com os animais, o local devera ser limpo com um pano úmido, respeitando o período de 8 horas fora do local.

Podemos usar produtos químicos no controle de pombos e morcegos?

Os produtos químicos que causem a morte desses animais são proibidos. Esses animais são considerados animais silvestres pela legislação ambiental e utilizar produtos químicos poderá ser classificado como crime ambiental.