18 maio

Do que os cupins se alimentam?

Os cupins são frequentemente chamados de destruidores silenciosos porque podem danificar sua casa sem que você perceba.

É comum se acreditar que cupins se alimentam de madeira, o que não é necessariamente correto. Os cupins se alimentam de celulose, que é um material orgânico encontrado dentro de árvores, arbustos, plantas e até mesmo grama. Porém, a maioria dos cupins procura a celulose em madeiras, daí vem a ideia de que cupins só se alimentam de madeira. Entretanto, eles também comem a celulose encontrada, por exemplo, em paredes de gesso, folhas de papel, caixas de papelão e até pilha de jornais.

Os cupins são capazes de viver da celulose graças às bactérias e protozoários encontrados em seus estômagos, que produzem uma enzima especial que, naturalmente, quebra a celulose e nutre os cupins. Na natureza, essa função de consumir celulose contribui para o balanceamento do ecossistema, ajudando a eliminar árvores e plantas em decomposição, por exemplo. Os cupins só se tornam problemáticos para as pessoas quando se alimentam de estruturas de madeira em casas e edifícios. Como insetos sociais, os cupins geralmente vivem em grandes colônias e têm como alvo diferentes tipos de madeira, dependendo da espécie. Na maioria das circunstâncias, as infestações da praga podem passar despercebidas até que um dano estrutural grave já esteja feito.

Nesses casos, a melhor solução é sempre a prevenção. Se você quiser se certificar de que sua casa ou empresa não está sendo invadida por cupins, entre em contato com a Solaris e agende uma visita!

RELATED POSTS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

7 + 11 =