Calor e chuva – Proliferação do mosquito da dengue

mosquito da dengue

A combinação de altas temperaturas e chuvas, características do período de primavera/verão, é perfeita para o aumento da população do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, pois, em contato com a água das chuvas, os ovos, que já estavam colocados, dão origem a novos mosquitos, enquanto que o acúmulo de água possibilita o surgimento de novos criadouros, pois as fêmeas procuram sempre por locais quentes e úmidos para depositar seus ovos.

Esse ciclo, extremamente perigoso, precisa ser combatido durante o ano inteiro através de medidas simples que todos nós podemos fazer, mas é nessa época do ano que as infestações ocorrem e a atenção precisa ser intensificada.

A melhor maneira de combater o mosquito da dengue é a prevenção, evitando o foco de acúmulo de água parada. Pequenos cuidados podem evitar sérias consequências trazidas por esse mosquito, como manter a caixa d’água sempre fechada; limpar as calhas, retirando tudo que possa fazer a água se acumular ali; encher de areia os pratinhos dos vasos de planta; guardar garrafas, ou qualquer outro recipiente sem tampa, sempre de cabeça para baixo; guardar pneus secos em locais cobertos e abrigados da chuva; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada.

Porém, não basta que algumas pessoas se previnam. É fundamental que essa seja uma conscientização de todos, já que manter sua casa livre do foco do mosquito não é suficiente se seu vizinho não toma os mesmos cuidados. Por essa razão, também é indicado o uso de telas nas janelas, a fim de evitar que os mosquitos entrem, bem como o uso de repelentes.

Para o combate mais eficaz do mosquito da dengue, o ideal é a contratação de uma empresa dedetizadora como a Solaris. Um profissional especializado em desinsetização consegue identificar, com maior precisão, os possíveis focos e utilizar os equipamentos necessários para resolver esse problema. No caso do mosquito da dengue são utilizados produtos específicos, o que proporciona maior segurança e eficiência do serviço, sempre pensando na preservação do meio ambiente.



Comments are closed.