5 maneiras que as baratas podem prejudicar sua saúde

IMAGEM_blog_03

A presença de baratas em residências ou estabelecimentos comerciais não só causa repulsa e medo em algumas pessoas, mas, também, indica que algo está em desequilíbrio no ambiente. Além disso, a presença desse inseto pode contribuir para prejudicar sua saúde e da sua família.

As baratas, em si, não causam doenças, mas carregam e transmitem milhares de bactérias e agentes infecciosos que podem causar diversas doenças. A seguir listamos 5 maneiras que as baratas podem prejudicar sua saúde.

1 – Contaminação de alimentos

As baratas podem, teoricamente, se alimentar de tudo. Além da nossa comida, elas também se alimentam de plantas mortas, material fecal, cola, papel, couro e até fios de cabelo caídos. Enquanto passeiam pela casa, contaminam alimentos expostos caso tenham contato.

2 – Transmissão de bactérias causadoras de doenças

As baratas carregam consigo bactérias e germes que podem causar doenças como infecção do trato urinário, febre tifoide, tuberculose, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e problemas digestivos.

3 – Mordida de barata

Apesar de raro, baratas podem mordiscar as unhas, dedos dos pés e outras partes da pele, causando feridas. Além disso, existem casos de pequenas baratas que entram na orelha e no nariz da pessoa que está dormindo.

4 – Alergias

A secreção da saliva e de partes do corpo da barata contêm centenas de alérgenos (substâncias que induzem reações alérgicas) que podem desencadear erupções cutâneas, espirros, formigamentos, entre outros.

5 – Asma

As baratas podem ser grandes inimigas de pessoas asmáticas. Se o ambiente estiver infestado de baratas, a incidência de crises de asma pode aumentar. Os alérgenos que as baratas soltam podem causar complicações graves para quem sofre de asma e as pessoas que não são asmáticas podem desenvolver doenças respiratórias ao inalar essas substâncias.

Você pode tomar alguns cuidados para evitar o aparecimento de baratas como manter a casa sempre limpa, não deixar restos de alimento na pia ou a lixeira aberta. Em caso de infestação, o melhor é contratar uma empresa como a Solaris que oferece um serviço de desinsetização com profissionais qualificados e os melhores produtos disponíveis no mercado.



Comments are closed.